Coleta de roupas e alimentos para famílias necessitadas será realizada de hoje até o dia 26 de junho

A Associação das Empresas de Transporte Urbano de Campinas (Transurc) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas (SetCamp), com o apoio da Associação Beneficente Acácia de Sousas (ABAS) e do Espaço Infantil Corrente do Bem, iniciaram hoje a Campanha do Agasalho 2020. Este ano, o slogan da campanha remete a pandemia do novo coronavírus: “O frio não fica em quarentena!”.

Os donativos podem ser entregues no ônibus da campanha, que já está posicionado no Largo do Rosário e onde ficará estacionado diariamente, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. Outros pontos de entrega das doações são os terminais de ônibus Central, Ouro Verde, Campo Grande, Mercado, Barão Geraldo e Metropolitano e na sede da Transurc, onde serão instaladas as caixas de arrecadação.

Também foram instaladas caixas para arrecadação em todas as garagens de ônibus de Campinas e da Região Metropolitana, para que os funcionários do transporte também participem com suas doações.

A campanha, tradicional na cidade de Campinas, tem a participação das concessionárias do transporte urbano de Campinas – VB Transportes e Turismo (VB1 e VB3), Itajaí Transportes Coletivos, Onicamp Transporte Coletivo, Expresso Campibus e Coletivos Pádova, e da Região Metropolitana de Campinas (RMC) – VB Transportes e Turismo, Rápido Sumaré, West Side, Transportes Capellini, Lirabus e Viação Boa Vista.

A novidade desta edição é que a campanha também vai recolher alimentos não perecíveis, voltados para as famílias que passam ainda mais dificuldades com a Covid-19.

No ano passado, a Campanha do Agasalho beneficiou 38 instituições assistenciais de Campinas com mais de 32 mil peças doadas.

É importante lembrar que os agasalhos precisam estar em bom estado de conservação, para que possam aquecer quem realmente precisa.

 

Veículo de fretamento circulará durante o mês de maio

Para conscientizar ainda mais a população sobre a necessidade do uso da máscaras de proteção facial para evitar a disseminação do novo coronavírus, o Grupo Belarmino resolveu adesivar um de seus ônibus, com uma máscara amarela e colocou as hashtags #usemascara e #maioamarelo. A ação serve para lembrar da proteção contra a Covid-19 e também para marcar o Maio Amarelo, que é o mês de prevenção da violência no trânsito.
Ao longo da crise do novo coronavírus, o Grupo Belarmino adotou diversas ações para proteger os seus colaboradores e Clientes, desde a intensificação da higienização dos veículos, a realização de palestras sobre a Covid-19 para os funcionários, a colocação de informativos internos e dentro dos veículos da frota, a distribuição de álcool gel 70% aos colaboradores e a aferição da temperatura corporal dos funcionários.
Em abril, também foram organizadas equipes em todas as garagens do grupo, no setor de tapeçaria, para a confecção de 17 mil máscaras de tecido, laváveis. As máscaras foram distribuídas para os motoristas (3 unidades) e os demais funcionários das empresas (2 unidades). E, em maio foram distribuídas mais uma máscara para cada funcionário, desta vez na cor amarela, para marcar a campanha Maio Amarelo.

Ação marca conscientização pela prevenção da violência no trânsito, aliada aos cuidados com a Covid-19

 

As empresas do Grupo Belarmino realizam amanhã a Campanha Maio Amarelo, data de uma importante iniciativa para a conscientização da prevenção da violência no trânsito. Sem esquecer do momento em que vivemos, de combate ao novo coronavírus, a ação contará com a distribuição de máscaras de proteção facial na cor amarela para todos os colaboradores. “Entramos em uma nova fase do combate a Covid-19, que é o trabalho de conscientização dos nossos Clientes e usuários do transporte, mas também não podíamos deixar passar uma data tão importante como o Maio Amarelo”, afirma Paulo Barddal, diretor de Comunicação do Grupo Belarmino.

Além do amarelo ser a cor do mês de combate da violência no trânsito, a tonalidade também simboliza otimismo e alegria, sentimentos tão importantes para vencermos esta crise.

Participam das ações pelo Maio Amarelo, as concessionárias de ônibus urbanos de Campinas, VB1 e VB3; o Consórcio BUS+, a Viação Lira, os urbanos de Sumaré e Monte Mor, além de todas as empresas de fretamento do conglomerado.

Ao longo da crise do novo coronavírus, o Grupo Belarmino adotou diversas ações para proteger os seus colaboradores e Clientes, desde a intensificação da higienização dos veículos, a realização de palestras sobre a Covid-19 para os funcionários, a colocação de informativos internos e dentro dos veículos da frota, a distribuição de álcool gel 70% e de máscaras aos colaboradores, a aferição da temperatura corporal dos colaboradores, entre várias outras iniciativas.

 

Maio Amarelo

O Maio Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a segurança no trânsito. A data foi criada com base em uma resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas, em maio de 2011, que definiu o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”.

 

As empresas do transporte urbano de Campinas e as que atendem a Região Metropolitana de Campinas estão colocando cartazes dentro e no pára-brisa dos ônibus, para conscientizar os usuários sobre o uso das máscaras. Os motoristas já começaram a utilizar a proteção há vários dias. Juntos, vamos vencer esta crise!

Uso da proteção facial passa a ser obrigatório no transporte metropolitano, conforme recomendação das autoridades de saúde

Toda a frota do Consórcio Bus+, liderado pela Transportes Capellini, empresa do Grupo Belarmino, está recebendo neste fim de semana os adesivos com o aviso sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras para o embarque e permanência nos veículos, que passa a valer a partir de segunda-feira, 4 de maio.

A medida é uma recomendação das autoridades de Saúde para tentar controlar o avanço do novo coronavírus.

Um decreto do Governo do estado de São Paulo estipulou a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial pelos usuários do transporte intermunicipal em todo o Estado de São Paulo.

A medida vale para os ônibus gerenciados pela EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, assim como para os usuários de trens, metrô, terminais e estações de sistemas de trilhos e ônibus, e para os usuários dos ônibus rodoviários e suburbanos gerenciados pela Artesp – Agência de Transporte do Estado de São Paulo, assim como para os motoristas e passageiros de táxis e carros de aplicativos.

Nos ônibus do Consórcio BUS+, os alertas estarão no para-brisa. Passageiros sem o acessório de proteção serão impedidos de entrar nos veículos.

 

Ações contra a Covid-19

Os motoristas dos ônibus do Consórcio BUS+ já utilizam as máscaras de proteção facial há cerca de 15 dias, durante o expediente no transporte metropolitano de Campinas. Esta foi mais uma das medidas de segurança adotada pelo Grupo Belarmino, como forma de proteção aos funcionários e também aos Clientes do transporte coletivo, contra a Covid-19.

Cerca de 50 funcionários das diversas garagens do grupo, e dentro dos setores de tapeçaria, ajudaram na confecção de 17 mil máscaras de tecido, laváveis, as quais foram distribuídas para os motoristas (3 unidades) e os demais funcionários das empresas (2 unidades).

Ao longo da crise do novo coronavírus, o Grupo Belarmino adotou diversas ações para proteger os seus colaboradores e Clientes, como a intensificação da higienização dos veículos. Também foram ministradas palestras sobre a Covid-19 para os funcionários, em todas as garagens e foram colocados informativos internos e dentro de todos os veículos da frota. Foi distribuído álcool gel 70% aos colaboradores e os colaboradores com mais de 60 anos e de grupo de risco foram afastados do trabalho. Os meios de comunicação do grupo trazem diversas informações sobre as formas de prevenção e cuidados com a Covid-19.

 

Os motoristas do Consórcio BUS+, liderado pela Transportes Capellini, empresa do Grupo Belarmino, estão usando máscaras de proteção facial durante o expediente no transporte metropolitano da Região Metropolitana de Campinas (RMC), desde o final da semana passada.

Esta é mais uma medida de segurança adotada pelo Grupo Belarmino, como forma de proteção aos funcionários e também aos Clientes do transporte coletivo, contra a Covid-19.

Cerca de 50 funcionários das diversas garagens do grupo, e dentro dos setores de tapeçaria, ajudaram na confecção de 17 mil máscaras de tecido, laváveis, as quais foram distribuídas para os motoristas (3 unidades) e os demais funcionários das empresas (2 unidades).

O Grupo Belarmino, ao longo da crise do novo coronavírus, adotou diversas ações para proteger os seus colaboradores e Clientes, como a intensificação da higienização dos veículos. Inicialmente foram ministradas palestras sobre a Covid-19 para os funcionários, em todas as garagens e também foram colocados informativos internos e dentro de todos os veículos da frota. Foi distribuído álcool gel 70% aos colaboradores e foram afastadas as pessoas com mais de 60 anos e de grupo de risco. Todos os meios de comunicação do grupo contêm informações sobre as formas de prevenção e cuidados com a Covid-19.

Equipe Tática de Higienização vai até terminais de ônibus e empresas contratantes de fretamento para fazer limpeza ‘in loco’; colaboradores mantêm distância mínima para receber alimentos e equipamentos de proteção

O Grupo Belarmino aprimorou a limpeza dos veículos da sua frota com o objetivo de melhorar a prevenção contra a Covid-19. Criou a Equipe Tática de Higienização, composta por vans especiais que se deslocam até terminais de ônibus urbanos e empresas contratantes de serviços de fretamento. Cada Equipe Tática de Higienização é composta por quatro pessoas, responsáveis por todo o processo de limpeza ‘in loco’, além de um motorista. Antes, o grupo de transporte já havia intensificado a higienização e limpeza dentro das garagens mas, agora, o processo também é feito em locais externos.
“A criação do novo serviço é importante, inclusive, para estimular os nossos funcionários. Com a queda na demanda de passageiros, muitos estavam parados em suas casas, sem função. Esse serviço trouxe motivação extra aos nossos colaboradores pois eles se sentem úteis neste momento de crise vivida no Brasil”, diz Paulo Barddal, diretor de Comunicação do Grupo Belarmino. Ao sair para o trabalho de campo, os integrantes da Equipe Tática de Higienização se paramentam com máscaras, aventais, redes para cabelo, óculos de proteção e luvas. No arsenal da limpeza, panos de chão e de limpeza, vassouras, baldes, álcool gel 70%, borrifadores cheios de detergente e germicida.
O Grupo Belarmino, ao longo da crise do novo coronavírus, adotou diversas ações para proteger os seus colaboradores e Clientes, sejam eles do transporte urbano, do fretamento, intermunicipal, rodoviário, metropolitano e cargas. Inicialmente, os instrutores ministraram palestras em todas as garagens para os funcionários, colocaram informativos internos e dentro de todos os veículos da frota. Em seguida, distribui álcool gel 70% aos colaboradores, afastou todos as pessoas com mais de 60 anos e de grupo de risco e fez um distanciamento maior das estações de trabalho. Todos os meios de comunicação do grupo contêm informações sobre as formas de prevenção e cuidados.
Nos últimos 15 dias, passou a utilizar termômetros digitais em todas as garagens para aferir a temperatura dos colaboradores no momento de chegada ao trabalho. Se a temperatura for igual ou superior a 37,7ºC, imediatamente o colaborador é levado a uma unidade de saúde mais próxima. E, desde o último sábado, os funcionários do Setor de Tapeçaria, dentro das garagens, estão produzindo máscaras de proteção. Elas são feitas de tecido e reutilizáveis. Ao todo, serão produzidas 17 mil máscaras e cada motorista está recebendo três unidades, enquanto os colaboradores das demais áreas recebem duas.
Em relação à parte referente aos empregos, o Grupo Belarmino também tem adotado uma postura de evitar demissões, mesmo com a queda superior a 75% nas receitas. Nas garagens, motoristas e pessoal da manutenção fazem revezamento com jornadas de 15 dias, alguns funcionários do administrativo estão trabalhando em home-office. Todos os funcionários estão recebendo cestas básicas e o plano de saúde foi mantido. Os funcionários que trabalham em escala recebem tíquetes proporcionais aos dias trabalhados.
Dos 8.298 colaboradores do Grupo Belarmino, cerca de 25% têm empréstimos consignados junto a uma instituição financeira. A diretoria do grupo, embora esses contratos sejam feitos entre os funcionários e o banco, conseguiu fechar um acordo para a renegociação das dívidas e o pagamento da primeira parcela com carência de 120 dias. Os colaboradores que assinaram os contratos foram instruídos que cada um, individualmente, deve procurar a instituição financeira por meio de aplicativo ou, se preferir, ir direto à agência física do banco.
Também foi instituído um drive-thru para a entrega das cestas básicas e das máscaras. A medida foi tomada no intuito de evitar aglomerações, de forma a se respeitar a distância mínima preconizada pelo Ministério da Saúde.

Negociação foi feita com o Banco Santander mas, para que a renegociação aconteça com taxas acessíveis, colaborador terá de procurar instituição individualmente

O Grupo Belarmino, com a crise da Covid-19, continua a trabalhar no sentido de preservar os empregos e as vidas dos seus 8.298 colaboradores diretos, assim como as dos seus dependentes. O conglomerado do setor de transportes realizou junto à diretoria do Banco Santander, instituição financeira que mantém contratos de Crédito Consignado com 25% dos funcionários, um acordo que possibilita o refinanciamento da dívida. Com isso, a carência será de 120 dias (quatro meses) para o pagamento da primeira parcela refinanciada.
Mas, como são contratos realizados diretamente entre o colaborador e o banco, é necessário que a pessoa, individualmente, faça o contato com a instituição, seja por meio do app Santander ou em uma agência física. “Queremos que os colaboradores possam enfrentar com mais tranquilidade este momento ímpar pelo que o País e o mundo passam. Muitos colaboradores que assinaram contratos com o banco estavam preocupados em como honrar esse compromisso pessoal. O Grupo Belarmino procurou a diretoria do Santander que, de pronto, entendeu a situação e se comprometeu a oferecer taxas acessíveis”, diz Paulo Barddal, diretor de Comunicação do grupo.
Para refinanciar a dívida, o funcionário pode entrar no app Santander, acessar Empréstimos (no menu principal), simular Empréstimos e selecionar a opção Desconto em Folha. Em caso de o funcionário possuir crédito em atraso, basta entrar em contato com a Central Santander por meio do telefone 4004-2262, opção 2, para fazer a renegociação.

Ações contra o novo coronavírus

O Grupo Belarmino tomou diversas ações contra a proliferação do novo coronavírus que incluem, desde a intensificação da higienização dos seus ônibus, distribuição de álcool gel 70% aos seus funcionários, afastamento dos colaboradores com mais de 60 anos ou que fazem parte do grupo de risco, colocou funcionários para trabalhar em home-office, ministrou palestras sobre cuidados e prevenção contra a Covid-19 em todas as suas garagens, assim como colocou informativos nas mesmas e dentro dos seus ônibus. Todos os seus veículos de comunicação, incluindo as páginas de Facebook, sites, Instagram e Twitter foram atualizadas.
Os funcionários continuam trabalhando para manter a prestação de serviços voltada aos trabalhadores de serviços essenciais como hospitais, supermercados, farmácias, construção civil, padarias, entre outros estabelecimentos. Esses colaboradores, logo que entram nas garagens, têm a temperatura aferida e, em caso de a mesma ser igual ou superior a 37,7ºC, imediatamente são levados à unidade de saúde mais próxima.
Na última semana, cerca de 50 funcionários de diversas garagens e que atuam no Setor de Tapeçaria, iniciaram a confecção de 17 mil máscaras de tecido. As máscaras são laváveis e cada motorista está recebendo três unidades para uso diário. Os demais colaboradores, os que têm menor contato com o público, estão recebendo duas unidades.
O Grupo Belarmino é um dos maiores conglomerados do setor de transporte do Brasil. Atua no segmento de fretamento contínuo e eventual, metropolitano, intermunicipal, cargas, rodoviário e coletivo urbano. Ele é composto pela VB Transportes e Turismo, Rápido Luxo Campinas, Rápido Sumaré, Viação Atual, Viação Campos dos Ouros, West Side, Empresa São José, Nossa Senhora de Fátima, Vila Real, Ouro Verde, Transportes Capellini, VBex e Viaje Mais.