Perguntas
Cartão BUS+ Vale-Transporte
1 - Quem deve usar o cartão BUS+ Vale-Transporte?
O cartão BUS+ Vale-Transporte é o cartão fornecido pelo empregador aos seus colaboradores. Ele armazena créditos eletrônicos e o funcionário deve utilizá-lo nos ônibus das linhas intermunicipais da Região Metropolitana de Campinas (RMC).
2 - O cartão BUS+ Vale-Transporte é do usuário ou da empresa?
O cartão é de uso pessoal e intransferível. Portanto, é de responsabilidade do usuário. Se o funcionário mudar de emprego, continuará com o mesmo cartão para utilização nas linhas intermunicipais da RMC.
3 - Quem tem direito ao cartão BUS+ Vale-Transporte?
De acordo com a lei nº 7.418/85, todo trabalhador tem direito ao Vale-Transporte, respeitados os limites percentuais de gastos com o transporte. O empregador é obrigado a fornecer os créditos de passagem e o Vale-Transporte não pode ser pago aos colaboradores em dinheiro.
4 - Como fazer o cadastro para adquirir o cartão BUS+ Vale-Transporte para os colaboradores da minha empresa?
Você tem duas opções:
1ª – Acessar a área de cadastro e venda do VT aqui no site BUS+ e seguir as instruções de cadastramento. Para a emissão do cartão é necessário realizar a compra e o pagamento dos créditos eletrônicos. Após o retorno bancário, o prazo para a emissão do cartão é de 5 dias uteis. Depois de emitido o cartão, encaminharemos o protocolo por e-mail para a coleta. Nesta opção é cobrada uma taxa de conveniência de 3%.
2ª – Comparecer a um dos postos de atendimento BUS+ levando cópia do registro no CNPJ e uma relação contendo nome completo do colaborador (sem abreviaturas), sexo, número do CPF e do RG, data de nascimento e nome completo da mãe.
5 - Quais são os dados obrigatórios para emissão do cartão?
– Nome completo do funcionário;
– CPF;
– RG;
– Data de nascimento;
– Nome completo da mãe do funcionário;
– Sexo.
6 - Quanto custa o cartão BUS+ Vale-Transporte?
A emissão da 1ª via do cartão BUS+ Vale-Transporte não custa nada, é gratuita.
7 - Antes de receber o cartão BUS+ Vale-Transporte é possível fazer pedido de créditos?
- Não. Os cartões só são emitidos após o pagamento do pedido.
8 - Como faço para pedir créditos?
Se você já possui o cartão você tem duas maneiras de adquirir créditos.
1ª opção – Ir até um posto de atendimento BUS+ e fazer a compra e recarga na hora.
2ª opção – fazer o pedido pelo site BUS+, pagar o boleto e fazer a recarga embarcada nos validadores dos ônibus. Para esta opção é cobrada uma taxa de conveniência de 3%.
9 - Para solicitar créditos pela internet é cobrada alguma taxa?
Sim, é cobrado o percentual de 3% (três por cento) de preço como taxa de conveniência. O valor mínimo cobrado é de R$ 3,90 (três reais e noventa centavos).
Se o cadastramento e aquisição de créditos forem realizados diretamente nos postos de atendimento do BUS+, não há cobrança de taxa.
10 - Existe limite mínimo e máximo para solicitação de crédito por cartão?
O valor mínimo para a primeira compra é de R$ 25,00 e, para as demais o mínimo é de R$ 10,00. O valor máximo é R$ 600,00.
11 - Após o pedido e o pagamento dos créditos, quanto tempo demora a recarga?
No caso de pedidos realizados em um dos postos de atendimento, com a apresentação física dos cartões, a recarga é feita no mesmo instante.
No caso de pedidos feitos pelo site de vendas, após o Consórcio BUS+ confirmar a compensação do valor na sua conta, o pedido estará liberado para recarga em até 72 horas.
12 - É possível transferir créditos de um cartão para o outro?
Não, o sistema não permite esta transação.
13 - Uma vez carregados no cartão, é possível devolver ou estornar os créditos?
Não. Se os créditos forem inseridos no cartão, não será possível a devolução ou estorno desses créditos.
14 - Onde posso efetuar a recarga de crédito no cartão BUS+ Vale-Transporte?
– Nos Postos de Atendimento do Consórcio BUS+. (Clique aqui para conferir a lista completa);
– Ou, ainda, nos validadores que ficam dentro dos ônibus metropolitanos da RMC.
15 - Se o meu colaborador perder ou tiver seu cartão BUS+ Vale Transporte roubado, como ele deve proceder?
Ele deve ligar para a Central de Atendimento no telefone 0800 777 2870, e solicitar o imediato cancelamento do cartão. A Central de Atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.
Ou pode dirigir-se a um dos postos de atendimento BUS+. (Clique aqui e veja a lista completa)
Importante: A transferência de créditos do cartão cancelado para a 2ª via pode ocorrer em até quatro (4) dias corridos.
16 - Para fazer a 2ª via do cartão BUS+ Vale-Transporte, pago alguma coisa?
A partir da confecção da segunda via do cartão BUS+ Vale Transporte será cobrado um valor de R$ 20,00 (vinte reais), que deverá ser pago na solicitação do novo cartão.
17 - Pessoa física pode solicitar o cartão BUS+ Vale-Transporte para o empregado doméstico?
Sim. Basta dirigir-se a um dos postos de atendimento BUS+, ou utilizar o site de vendas BUS+. Visite a página do Cartão BUS+ Vale-Transporte para mais informações.
Cartão BUS+ Escolar
1 - Onde eu uso o cartão BUS+ Escolar?
O cartão BUS+ Escolar pode ser utilizado em todas as linhas intermunicipais da Região Metropolitana de Campinas (RMC) que interligam os 20 municípios vizinhos.
2 - Para quais cursos é fornecido o cartão BUS+ Escolar? Para cursos extracurriculares, como curso de línguas estrangeiras, também posso retirar o cartão BUS+ Escolar?
Os cursos que dão direito ao cartão BUS+ Escolar estão descritos na resolução STM 010. Cursos extracurriculares como de línguas, música e outros não dão direito.
3 - Como faço para requerer o cartão BUS+ Escolar?
Procure a sua instituição de ensino e peça que ela cadastre os seus dados no site da EMTU, no endereço www.emtu.sp.gov.br/passe. Isso permitirá que você preencha o formulário de REQUISIÇÃO. Depois, é só recolher a taxa indicada, anexar os documentos solicitados no site e entregar tudo na sua escola, para que ela remeta a EMTU/SP e seja liberada a sua carteira escolar.
Aí é só entrar no site da EMTU, imprimir a carteira escolar, levar na instituição e ensino que comprovará a frequência. Pronto, é só ir a um dos pontos de atendimento BUS+ onde será confeccionado o seu cartão e você poderá adquirir seus créditos.
4 - Onde eu retiro a 1ª via do cartão BUS+ Escolar?
Em um dos postos de atendimento BUS+, apresentando a sua carteira escolar emitida pela EMTU.
5 - Há limites de créditos para comprar no cartão BUS+ Escolar?
Sim. Há cotas mensais que variam segundo o calendário letivo, das seguintes formas:
– Cota de fevereiro a junho e de agosto a novembro: 50 (cinquenta) viagens mensais;
– Cota para julho e dezembro: 30 (trinta) viagens mensais.
6 - É obrigatório comprar os créditos todos de uma vez?
Não, a compra pode ser feita em quantas vezes forem necessárias, desde que respeitado o limite da cota total por estudante.
7 - Onde é comprado os créditos para o cartão BUS+ Escolar?
– Nos postos de atendimento do Consórcio BUS+. (Clique Aqui e veja relação completa).
8 - Outras pessoas, além do estudante, podem comprar os créditos do cartão BUS+ Escolar?
Sim, qualquer pessoa pode comprar os créditos autorizados mas só o beneficiário poderá utilizá-los.
9 - O uso do cartão BUS+ Escolar está limitado à linha que o estudante/professor solicitou no preenchimento do formulário?
Não, o cartão poderá ser utilizado em qualquer linha intermunicipal da RMC.
10 - O cartão BUS+ Escolar tem prazo? É preciso revalidar o cartão?
Todo ano o aluno ou professor deve fazer o processo de revalidação para continuar utilizando os benefícios do cartão BUS+ Escolar.
11 - A segunda via do cartão BUS+ Escolar tem custo?
Para a confecção da segunda via do cartão BUS+ Escolar é cobrada uma taxa de R$ 20,00, que deve ser paga em dinheiro na solicitação do novo cartão.
12 - Como faço para requerer a segunda via do cartão BUS+ Escolar?
Em caso de roubo, ligue para a Central de Atendimento, telefone 0800 777 2870, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, para solicitar o cancelamento do cartão. Ou se dirija a um dos postos de atendimento do Consórcio BUS+ (Clique Aqui para ver a relação completa).
Observação: A solicitação de uma segunda via para usuário menor de 16 anos deve ser feita por um responsável legal maior de idade.
A transferência de créditos do cartão cancelado para a segunda via pode ocorrer em até quatro (4) dias corridos.
13 - Posso emprestar o meu cartão BUS+ Escolar para outra pessoa usar?
O cartão BUS+ Escolar é de uso pessoal e intransferível. Por ser um benefício, ninguém mais pode usá-lo além de você.
14 - Sou menor de 16 anos. Posso requerer a segunda via do cartão BUS+ Escolar?
Não. Somente um responsável poderá solicitar a segunda via do cartão para menores de 16 anos. Para maiores de 16 anos, apenas o próprio usuário poderá requisitar a segunda via do cartão.
15 - Estudantes e professores que possuem o BUS+ Escolar podem carregar com créditos para outros tipos de cartões?
Não. O cartão BUS+ Escolar somente recebe créditos da modalidade escolar.
Cartão BUS+ Sênior
1 - Quem pode requerer e usar o cartão BUS+ Sênior?
O cartão BUS+ Sênior é destinado para os cidadãos com 60 anos completos ou mais e que utilizem as linhas intermunicipais na Região Metropolitana de Campinas (RMC). Após os 65 anos, a pessoa passa a ter o direito à gratuidade garantida pela Constituição Federal.
2 - Os aposentados têm direito ao cartão BUS+ Sênior?
Se o aposentado tiver a idade igual ou superior a 60 anos, ele tem direito de requerer e usar o cartão BUS+ Sênior.
3 - Para adquirir o cartão BUS+ Sênior há algum custo?
Não. A primeira via do cartão é gratuita.
4 - Como faço para solicitar o cartão BUS+ Sênior?
Para solicitar o cartão BUS+ Sênior você precisa se cadastrar em um dos postos de atendimento do BUS+ (Clique Aqui para ver a relação completa)
5 - Qual é a documentação necessária para solicitar o cartão BUS+ Sênior?
Quem for requerer pela primeira vez precisa apresentar cópias e originais do CPF, do RG e do comprovante de residência. Será coletada fotografia do interessado para o cadastro.
Quem já tiver o cadastro e for solicitar a segunda via terá de apresentar documento com fotografia. E, no local, será coletada a fotografia do beneficiário para a atualização do cadastro e emissão da segunda via.
6 - Outra pessoa pode usar meu cartão BUS+ Sênior?
Não. O cartão BUS+ Sênior é de uso pessoal e intransferível.
7 - Se eu perder ou tiver o cartão BUS+ Sênior roubado?
Se você perder ou tiver o seu cartão roubado, você deve ligar para a Central de Atendimento, telefone 0800 777 2870, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, para solicitar o cancelamento do cartão. Dirigir-se a um dos postos de atendimento do BUS+ (Clique Aqui para ver a relação).
A solicitação de uma segunda via do cartão deve ser feita pelo próprio usuário.
8 - O cartão BUS+ Sênior tem data de validade?
O cartão BUS+ Sênior para os usuários com 65 anos ou mais tem validade de dois anos. Após esse prazo, deve ser revalidado.
O cartão BUS+ Sênior para os beneficiários com idades entre 60 a 64 anos perde a validade quando o usuário completa 65 anos.
9 - Existe algum prazo para solicitar?
Não há prazo para solicitar. O interessado em obter o benefício deve estar na faixa etária de 60 a 64 anos.
10 - Na Região Metropolitana de Campinas (RMC), onde solicitar?
Nos postos de atendimento BUS+ listados no site.
11 - Quantos dias para o cartão ficar pronto?
O cartão fica pronto em cinco (5) dias úteis.
12 - Onde faço a retirada do cartão?
No mesmo posto de atendimento onde você fez o cadastramento.
13 - É possível recebê-lo em casa?
Não é possível pois o Consórcio BUS+ não realiza entregas.
14 - O cartão é válido para todo o Estado de São Paulo e para qualquer tipo de ônibus?
Não. O cartão Sênior BUS+ é válido para ser utilizado apenas na Região Metropolitana de Campinas (RMC).
15 - No embarque é preciso apresentar outro documento? Posso passar pela catraca com o cartão?
Não é necessário apresentar outro documento. O cartão libera a catraca e registra a viagem do passageiro no sistema de bilhetagem eletrônica.
16 - Em caso de dúvidas, qual o canal que posso utilizar?
Existem duas formas: no próprio site www.busmais.com.br ou no canal Fale com o BUS+ (0800 777 2870).
Cartão BUS+ Especial
1 - Quem tem direito ao cartão BUS+ Especial?
Conforme a legislação vigente, o benefício deve ser concedido às pessoas com deficiência e cuja gravidade comprometa a capacidade de trabalho. Também pode ser solicitado por menores de 16 anos portadores de deficiência.
Serão consideradas pessoas com deficiência, para fins de concessão do benefício, as que se enquadrarem nas seguintes categorias:
- Deficiência física: auditiva (somente nos casos de severa ou profunda e para os alunos matriculados e que frequentam escolas especiais para deficientes auditivos), visual, mental e múltipla;
- Pessoas com doenças orgânicas incapacitantes como as causadas pelo HIV, com doença oportunista já instalada e neoplasias (tumores) malignos.
2 - Como se cadastrar para obter o cartão BUS+ Especial?
1) Para se cadastrar, o interessado deve procurar uma das Unidades de Saúde do SUS, devidamente credenciadas pelas Secretarias de Saúde dos municípios, munido do seu CPF (Cadastro de Pessoa Física). Na unidade de saúde, o usuário será avaliado por equipe multiprofissional de saúde, que emitirá laudo médico eletrônico conclusivo, regulamentado por resolução conjunta das secretarias de Transportes Metropolitanos e Saúde;
2) Agendar dia e horário para atendimento no Capes (Centro de Atendimento ao Passageiro Especial), no Terminal Metropolitano Magalhães Teixeira, em Campinas;
3) No dia e hora agendados, comparecer ao local com os documentos exigidos para aquisição do benefício.
3 - Quanto custa a primeira via do cartão BUS+ Especial?
A primeira via é gratuita.
4 - O cartão BUS+ Especial tem validade?
A validade é de 24, 12 ou 6 meses, dependendo da Classificação Internacional de Doença (CID).
5 – Qualquer pessoa pode solicitar a segunda via do cartão BUS+ Especial?
Não. Somente o usuário do cartão poderá solicitar o cancelamento e a segunda via do cartão.
6 - Como e onde requerer a segunda via do Cartão BUS+ Especial?
O usuário deve comparecer a unidade Capes (Centro de Atendimento ao Passageiro Especial), localizado dentro do Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira, em Campinas.
Cartão BUS+ Cidadão
1 - Quem deve usar o cartão BUS+ Cidadão?
O Cartão BUS+ Cidadão é utilizado pelos clientes comuns das linhas intermunicipais da Região Metropolitana de Campinas (RMC).
2 - Como eu faço para adquirir o cartão BUS+ Cidadão?
Para adquirir o cartão BUS+ Cidadão é necessário fazer o cadastramento em um dos postos de atendimento da BUS+ (Clique Aqui e confira a relação completa)
3 - Quanto custa para adquirir o cartão BUS+ Cidadão?
Não há custo. A primeira via do cartão BUS+ Cidadão é gratuita. Contudo, é necessário fazer uma primeira recarga de créditos no valor mínimo de R$ 20,00.
4 - Quais os documentos necessários para requisitar o cartão BUS+ Cidadão?
Basta apresentar um documento de identificação com o CPF.
5 - Onde eu faço a compra de crédito para o cartão BUS+ Cidadão?
Nos postos de atendimento do Consórcio BUS+. (Clique Aqui para ver a relação completa)
6 - Como são descontados os valores no cartão BUS+ Cidadão?
O desconto é feito em reais no valor vigente da tarifa da linha que você estiver usando.
7 - Como faço uma segunda via do cartão BUS+ Cidadão?
Se você perder ou tiver o seu cartão roubado, você pode ligar para a Central de Atendimento, telefone 0800 777 2870, de segunda a sexta-feira das 8h às 18h, para solicitar o cancelamento do cartão. Ou então, dirigir-se a um dos postos de atendimento BUS+ (Clique Aqui para ver a relação completa).
A solicitação de uma segunda via para usuário menor de 16 anos deve ser feita por um responsável legal maior de idade.
A transferência de créditos do cartão cancelado para a segunda via pode ocorrer em até quatro (4) dias corridos.
8 - A segunda via do cartão BUS+ Cidadão tem algum custo?
Para a emissão da 2ª via do cartão BUS+ Cidadão é cobrado o valor de R$ 20,00. A taxa deve ser paga em dinheiro no momento da solicitação.
Outras Perguntas
1 – Como faço para consultar as linhas que preciso usar, seus itinerários, horários e tarifas?
Aqui no site do BUS+ clique em “Linhas e Itinerários”. Você será direcionado a página de consulta no site da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).
2 - Quais comprovantes de endereço NÃO são aceitos para o cadastro dos cartões BUS+
Conta de telefone celular, fatura digital do cartão de crédito, pois não possui data de postagem nem o carimbo do Correios, correspondências comerciais (exceto de bancos, administradora de cartões de crédito, fatura de planos de saúde, TV a cabo, gás canalizado e boleto de condomínios com nome e endereço do titular impressos, mala direta, avisos, cobranças, telegramas, boleto de escola ou de instituição de ensino, correspondências de IPTU, IPVA (exceto guias ou carnês), correspondências de cobranças, correspondências emitidas por Pessoas Físicas, envelopes de correspondências apenas(exceto correspondências do FGTS), ou qualquer comprovante com data superior a três (3) meses.
3 - Tenho mais de 65 anos. Posso fazer o cartão BUS+ Sênior?
Embora não seja obrigatório, você pode fazer o cartão BUS+ Sênior e embarcar pelas portas dianteiras dos ônibus, passar pela catraca e escolher em que parte do veículo quer se acomodar. Isso lhe dará mais segurança e cidadania no uso do transporte público.
4 - Tenho entre 60 e 64 anos. Posso viajar de graça na RMC?
Em cumprimento à legislação estadual, desde janeiro de 2015, os idosos entre 60 e 64 anos podem obter o cartão Sênior e viajar de forma gratuita nas linhas intermunicipais das Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo.
Na Região Metropolitana de Campinas (RMC), o usuário deve comparecer a um dos pontos de atendimento do Consórcio BUS+ (Clique Aqui e confira a relação completa). O usuário deve portar o original e cópia do CPF, do RG e um comprovante de endereço recente.