Equipe Tática de Higienização vai até terminais de ônibus e empresas contratantes de fretamento para fazer limpeza ‘in loco’; colaboradores mantêm distância mínima para receber alimentos e equipamentos de proteção
O Grupo Belarmino aprimorou a limpeza dos veículos da sua frota com o objetivo de melhorar a prevenção contra a Covid-19. Criou a Equipe Tática de Higienização, composta por vans especiais que se deslocam até terminais de ônibus urbanos e empresas contratantes de serviços de fretamento. Cada Equipe Tática de Higienização é composta por quatro pessoas, responsáveis por todo o processo de limpeza ‘in loco’, além de um motorista. Antes, o grupo de transporte já havia intensificado a higienização e limpeza dentro das garagens mas, agora, o processo também é feito em locais externos.
“A criação do novo serviço é importante, inclusive, para estimular os nossos funcionários. Com a queda na demanda de passageiros, muitos estavam parados em suas casas, sem função. Esse serviço trouxe motivação extra aos nossos colaboradores pois eles se sentem úteis neste momento de crise vivida no Brasil”, diz Paulo Barddal, diretor de Comunicação do Grupo Belarmino. Ao sair para o trabalho de campo, os integrantes da Equipe Tática de Higienização se paramentam com máscaras, aventais, redes para cabelo, óculos de proteção e luvas. No arsenal da limpeza, panos de chão e de limpeza, vassouras, baldes, álcool gel 70%, borrifadores cheios de detergente e germicida.
O Grupo Belarmino, ao longo da crise do novo coronavírus, adotou diversas ações para proteger os seus colaboradores e Clientes, sejam eles do transporte urbano, do fretamento, intermunicipal, rodoviário, metropolitano e cargas. Inicialmente, os instrutores ministraram palestras em todas as garagens para os funcionários, colocaram informativos internos e dentro de todos os veículos da frota. Em seguida, distribui álcool gel 70% aos colaboradores, afastou todos as pessoas com mais de 60 anos e de grupo de risco e fez um distanciamento maior das estações de trabalho. Todos os meios de comunicação do grupo contêm informações sobre as formas de prevenção e cuidados.
Nos últimos 15 dias, passou a utilizar termômetros digitais em todas as garagens para aferir a temperatura dos colaboradores no momento de chegada ao trabalho. Se a temperatura for igual ou superior a 37,7ºC, imediatamente o colaborador é levado a uma unidade de saúde mais próxima. E, desde o último sábado, os funcionários do Setor de Tapeçaria, dentro das garagens, estão produzindo máscaras de proteção. Elas são feitas de tecido e reutilizáveis. Ao todo, serão produzidas 17 mil máscaras e cada motorista está recebendo três unidades, enquanto os colaboradores das demais áreas recebem duas.
Em relação à parte referente aos empregos, o Grupo Belarmino também tem adotado uma postura de evitar demissões, mesmo com a queda superior a 75% nas receitas. Nas garagens, motoristas e pessoal da manutenção fazem revezamento com jornadas de 15 dias, alguns funcionários do administrativo estão trabalhando em home-office. Todos os funcionários estão recebendo cestas básicas e o plano de saúde foi mantido. Os funcionários que trabalham em escala recebem tíquetes proporcionais aos dias trabalhados.
Dos 8.298 colaboradores do Grupo Belarmino, cerca de 25% têm empréstimos consignados junto a uma instituição financeira. A diretoria do grupo, embora esses contratos sejam feitos entre os funcionários e o banco, conseguiu fechar um acordo para a renegociação das dívidas e o pagamento da primeira parcela com carência de 120 dias. Os colaboradores que assinaram os contratos foram instruídos que cada um, individualmente, deve procurar a instituição financeira por meio de aplicativo ou, se preferir, ir direto à agência física do banco.
Também foi instituído um drive-thru para a entrega das cestas básicas e das máscaras. A medida foi tomada no intuito de evitar aglomerações, de forma a se respeitar a distância mínima preconizada pelo Ministério da Saúde.