Campanha marca mês de cuidados com a saúde feminina


No Outubro Rosa, o site do Consórcio BUS+, que é liderado pela Transportes Capellini, concessionária que integra o Grupo Belarmino, ficará colorido na cor do mês, em homenagem ao período de cuidados com a saúde feminina. Além disso, as motoristas do Grupo Belarmino também apoiarão a campanha por meio de um vídeo, onde lembram as mulheres de se cuidarem.
O Consórcio BUS+, responsável pela operação dos ônibus metropolitanos que atendem a RMC (Região Metropolitana de Campinas), e as outras garagens do grupo, também terão ações para marcar o Outubro Rosa junto a suas colaboradoras, por meio da divulgação de informativos sobre cuidados com a saúde feminina.

Campanha mundial
Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada mundialmente, que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, também do câncer de colo do útero.
O movimento surgiu em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, que desde então vem sendo promovida anualmente na cidade. O nome remete à cor rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, de empresas e entidades.

Sobre o câncer em mulheres
O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo, depois do de pele não melanoma. No Brasil, o segundo tipo que mais acomete toda a população (homens e mulheres) é o de cólon e reto, mas o terceiro tipo que mais acomete as mulheres é o de colo do útero.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), na projeção 2020/2022, são esperados 66 mil novos casos de câncer de mama no Brasil a cada ano, e 16 mil novos casos de câncer de colo de útero.
A entidade indica que cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, como praticar atividades físicas, alimentar-se de forma saudável, manter o peso adequado, evitar bebidas alcoólicas, amamentar e evitar o uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.
O Inca ainda traz outras dicas para evitar o câncer nas mulheres, como não fumar; fazer o exame preventivo do câncer do colo do útero a cada três anos para mulheres entre 25 e 64 anos e vacinar contra o HPV as meninas de 9 a 14 anos.
É importante lembrar que quanto mais cedo a doença é diagnosticada, maiores são as chances de sucesso no tratamento. O autoexame das mamas pode ser feito mensalmente, preferencialmente no mesmo dia do mês. No entanto, ele não dispensa o acompanhamento médico, que pode indicar a necessidade de exames como o ultrassom e a mamografia. Principalmente após os 40 anos ou antes disso para quem tem histórico familiar da doença, a mamografia anual é o exame mais indicado para a detecção da doença.