Tema do Maio Amarelo deste ano é “Respeito e Responsabilidade: Pratique no Trânsito”

O Consórcio BUS+, que opera o transporte metropolitano nos 20 municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC), liderado pela concessionária Transportes Capellini, participa da Campanha Maio Amarelo, data mundial da importante iniciativa de conscientização da prevenção de acidentes no trânsito.

O tema escolhido para 2021 é “Respeito e Responsabilidade: Pratique no Trânsito”. Durante todo o mês de maio, os motoristas do consórcio vão usar máscaras e laços amarelos durante sua jornada de trabalho. Além disso, os veículos receberão adesivos de laços amarelos, que são o símbolo da campanha mundial e o site do consórcio – https://busmais.com.br/ também será colorido em amarelo, para lembrar a campanha.

Haverá ainda a divulgação entre os colaboradores, de um amplo material informativo por meio de cartazes e vídeos com informações gerais sobre esta campanha internacional, com números e dicas sobre a prevenção de acidentes que envolvam ônibus, motos e bicicletas, além dos cuidados necessários ao dirigir em vias com lombadas.

Maio Amarelo           

O Maio Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a segurança no trânsito. A data foi criada com base em uma resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas, em maio de 2011, que definiu o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. Como o objetivo não foi alcançado, este ano se inicia a segunda década de ação, que tem o mesmo objetivo da primeira, isto é, reduzir em 50% o número total de mortes no trânsito em 10 anos.

O Maio Amarelo é um movimento que exige uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil, para colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada, para efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, nas mais diferentes esferas. E alcançar o objetivo principal, que é a redução das mortes no trânsito.