Motoristas e um dos ônibus do Transporte Metropolitano ganham máscaras verdes para marcar a data

O Consórcio BUS+, liderado pela Transportes Capellini, resolveu distribuir máscaras verdes para todos os motoristas, em comemoração a Semana do Meio Ambiente (de 1 a 5 de junho) e ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).

As máscaras verdes servem para marcar a importância da data e também para auxiliar na proteção ao novo coronavírus. Um ônibus do consórcio também foi adesivado com a máscara na cor.

As empresas que atuam no transporte metropolitano da região Metropolitana de Campinas (RMC) ressaltam a importância da participação de todos em ações pela preservação do meio ambiente. Elas já promovem no dia a dia, diversas ações para a preservação do meio ambiente, como a utilização de água da chuva e a correta destinação dos resíduos da operação.

Na Transportes Capellini, há um sistema de tratamento de água com capacidade para 5 mil litros de água de reuso por hora. O sistema é abastecido com água de chuva, captada e armazenada em cinco tanques de 50 mil litros cada. Anualmente, apenas nessa garagem do Consórcio BUS+, a economia é de 43,8 milhões de litros de água.

Com essa água, é feita a lavagem dos ônibus, oficinas e da garagem. “Também é importante lembrar que as concessionárias utilizam produtos biodegradáveis na limpeza das peças”, afirma Paulo Barddal, diretor de Comunicação do Grupo Belarmino, do qual faz parte a Capellini.

Além disso, a maior parte dos resíduos da operação, como óleo queimado, lonas de freio, resíduos de sucata de ferro e papelão, é destinada a prestadores de serviços especializados na reciclagem desses materiais.