Ações internas serão realizadas nas empresas para lembrar os homens sobre os cuidados com a prevenção do câncer de próstata

Todas as empresas do Grupo Belarmino, entre as quais a Transportes Capellini, concessionária que é a líder do Consórcio BUS+, responsável pela operação dos ônibus metropolitanos que atendem a Região Metropolitana de Campinas (RMC), além da Rápido Luxo Campinas, Ouro Verde, Rápido Sumaré, Vila Real, VB Transportes e Turismo, West Side, Lirabus, Avante, Campos dos Ouros, Viação Itu e as unidades de negócio Viaje Mais e VBex, apoiam o Novembro Azul.

Elas participam da campanha mundial, por meio de ações que reforçam a conscientização dos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Por isso, elas coloriram seus sites com a cor azul, além de divulgar peças institucionais sobre o Novembro Azul em suas redes sociais.

Faixas e banners alusivos à campanha foram colocados nas garagens das empresas, e os funcionários foram convidados a usar laços azuis em seus uniformes, para lembrar dos cuidados com a saúde do homem.

Sobre o câncer de próstata

O câncer de próstata é a segunda causa de morte por câncer entre homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. A faixa etária que concentra o maior número de óbitos por câncer de próstata é entre 75 e 85 anos. Descoberta precocemente, a doença tem 90% de chances de cura.

Alguns fatores aumentam o risco, como histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão e tio), raça (homens negros sofrem maior incidência desse tipo de câncer) e obesidade. A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce.

Mesmo com a falta de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem esses fatores, devem ir anualmente ao urologista para fazer o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos. Também é necessário fazer regularmente o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

 

2023 © Copyright - Consórcio BUS+