O Consórcio BUS+, operador do transporte metropolitano da Região Metropolitana de Campinas (RMC), intensificou os processos de higienização dos seus veículos, está transmitindo orientações aos funcionários das concessionárias e aos usuários sobre os procedimentos que devem ser adotados na luta contra a proliferação do novo coronavírus. O trabalho é realizado em conjunto com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).

“Elaboramos cartazes de orientação aos funcionários e ao público. Os cartazes serão colocados dentro dos veículos durante a semana. Além disso, os colaboradores já receberam informações internas e será disponibilizado álcool gel 70% para que intensifiquem o processo pessoal de higienização”, afirma Paulo Barddal, diretor de Comunicação do Consórcio BUS+.

As equipes que trabalham nas várias garagens do grupo fazem uma limpeza completa em todos os veículos do grupo e se utilizam de produtos químicos homologados pela Anvisa, como bactericidas e detergentes especiais em bancos, balaústres, vidros e demais partes internas.

“Já fazíamos o processo de limpeza diariamente. Mas, agora, foi determinado aos funcionários o aumento da concentração do germicida e dos demais produtos utilizados no dia a dia. Além disso, passamos a fazer uma higienização mais pesada nos ônibus e o nosso pessoal está se revezando em turnos durante o dia, noite e madrugada”, afirma Barddal.

Como é feito o processo?
Logo após os ônibus retornarem às garagens, as equipes fazem uma varrição nos veículos e, em seguida, aplicam produtos com bactericida e detergente nos pisos. Em seguida, os ônibus passam por rolos de lavagem externa.

Em seguida, os funcionários entram nos veículos com bactericida desinfetante e limpador multiuso, e aplicam novamente os produtos em todos os pontos, desde os bancos, balaústres, vidros e demais partes internas dos veículos.

Barddal lembra que o processo de higienização contribui para evitar a proliferação de bactérias mas ressalta que cada pessoa, por recomendação das autoridades de saúde, precisa redobrar os cuidados com a sua higiene pessoal. “Os especialistas recomendam que as pessoas lavem suas mãos com mais frequência e de forma mais detalhada e também utilizem o álcool gel 70% para desinfecção das mãos, entre outras medidas, de forma a evitar a transmissão do novo coronavirus, a Covid-19)”, explica.

O que faço para me proteger?
As recomendações do Ministério da Saúde são as seguintes: evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas; realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir (não utilizar as mãos, sempre utilizar o braço ou antebraço); evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

O que fazer se ocorrerem sintomas do vírus?
No caso de sintomas relacionados a uma doença respiratória, sempre procure orientação médica. É importante saber que o Ministério da Saúde lançou o aplicativo Coronavírus — SUS para ajudar a população no trabalho de informação e prevenção em relação ao novo vírus.
O app está disponível para celulares com sistema Android ou IOs e traz informativos sobre os sintomas, prevenção, o que fazer em caso de suspeita e um mapa indicando as unidades de saúde próximas, entre outras informações. Mais detalhes e informações sobre o novo vírus você encontra no site do Ministério das Saúde.