Motoristas ‘trocam’ de lugar com passageiros

Profissionais do Consórcio BUS+ recebem treinamento com enfoque no atendimento no Cliente com mobilidade reduzida

Começou hoje (29/10), em Valinhos, o treinamento dos motoristas que operam os ônibus do Consórcio BUS+. Os cerca de 750 profissionais serão divididos em grupos de 14 pessoas e participarão dos treinamentos nas diversas unidades do consórcio, como em Hortolândia, Campinas e Valinhos.

O curso deve atingir toda a equipe até o início de fevereiro do próximo ano. A novidade é que durante o processo, os motoristas simulam que eles são os usuários com mobilidade reduzida.

Situações vividas no cotidiano por idosos, gestantes, cadeirantes ou deficientes visuais são simuladas por uma equipe composta por psicólogas e instrutores. “Dessa forma, os motoristas se colocam no lugar dos passageiros com dificuldades e, assim, podem prestar um melhor atendimento”, afirma Eliana Vilches, gerente corporativa de Recursos Humanos do Grupo Belarmino.

O treinamento conta com vários itens inusitados: barrigas falsas de gestante, pesos para os pés, de maneira a reproduzir as dificuldades do idoso para se locomover, óculos de EPI com riscos nas lentes (simulação de uma catarata), além de muletas e tampões para os olhos. Durante as aulas, os motoristas ficam no lugar dos passageiros e além das atividades desenvolvidas nos centros de treinamento, dão uma volta de ônibus em pé. “Os motoristas podem perceber o quanto é complicado para quem tem alguma dificuldade de locomoção, seja quando se faz uma curva mais fechada, quando acelera um pouco a mais o ônibus ou ainda quando ocorre uma freada mais brusca”, explica Eliana.

Os motoristas são orientados sobre como deve ser o embarque e desembarque de cadeirantes e também sobre as normas e procedimentos do Consórcio BUS+. Os instrutores passam aos motoristas as regras de dirigibilidade e as normas de segurança aos motoristas, juntamente com as psicólogas especializadas em gestão de pessoas.

As psicólogas são responsáveis por passar os procedimentos específicos do Consórcio BUS+ e focam no comportamento dos colaboradores e no atendimento aos Clientes.

Consórcio BUS+

O Consórcio BUS+ atende toda a Região Metropolitana de Campinas (RMC), onde tem um importante papel social e econômico, pois interliga os 20 municípios, por meio de uma malha de linhas metropolitanas. Presta um serviço de qualidade ao transportar a população que precisa se locomover entre essas cidades.

O BUS+ é formado pelas empresas consorciadas Transportes Capellini, Expresso Metrópolis Transportes e Viagens, Transportadora Salamanca, Expresso Fênix Viação, Expresso Jota Jota e Auto Viação Campestre.

Mensalmente, a frota do BUS+ roda 3,4 milhões de quilômetros, distribuídos nas 140 mil viagens realizadas pelos corredores e ruas da RMC.